A ÚLTIMA BATALHA (Die Letzte Schlacht - 2005)


A ÚLTIMA BATALHA (Die Letzte Schlacht - 2005)

Este filme alemão recente, feito para TV, - Die Letzte Schlacht (trad: A Última Batalha - 2005) - foi lançado à mesma época que A Queda e apresenta mais informações sobre os dias finais da guerra, em abril/1945, em Berlim. É um mix de drama com documentário e fortemente inspirado nos fatos, mesclando cenas e depoimentos reais. Alguns dos personagens aparecem, de fato, no filme.
Hitler aparece pouco, porque a ênfase é dada aos acontecimentos em Berlim e às pessoas comuns, como as mulheres berlinenses falando da chegada das tropas russas e suas atrocidades; um judeu alemão que se juntou ao Exército Vermelho e voltou a Berlim como Tenente; outro, que foi libertado da prisão pelos SS antes da batalha terminar.

O filme se encerra com os atores falando sobre o destino de seus personagens na vida real.

<><><><><>

FUGA DE COLDITZ

Fuga de Colditz (Escape from Colditz)
Editado em série para TV, com quase 3 horas de duração.

Sinopse:
Colditz é uma fortaleza na Alemanha nazista para onde os prisioneiros de guerra mais perigosos são levados. A fronteira neutra mais próxima está a 600 quilômetros. Três novos prisioneiros, Jack, Tom e Nick, formam um grupo de amigos que planejam uma fuga extraordinária. Mal sabem que a parte mais difícil da sua aventura ainda está para acontecer. Uma aventura que traz muita ação e emoção.

Áudio: Português e Inglês 2.0 Dolby Digital
Legendas: Inglês e Português.
País/Ano UK / 2004
Gênero Aventura
Distrib. Alpha Filmes
Tempo/Cens. 151 min 14 anos
Direção: Stuart Orme
Elenco: Jason Priestley, Damian Lewis, Sophia Myles
<><><><><>

HERÓIS DE GUERRA (The Last Drop - Ingl/2005)


Heróis de Guerra

Sinopse:
Setembro de 1944. Segunda Guerra Mundial. O Alto Comando do Exército Britânico planeja a ousada Operação Market Garden, uma tentativa desesperada de tentar terminar com o conflito antes do Natal. Nada menos que 35.000 tropas inglesas são transportadas para atrás das linhas inimigas alemãs, em plena Holanda ocupada, naquilo que seria a maior invasão aérea da história. Em meio a toda esta inacreditável logística de guerra, a pequena unidade "Matchbox" vive o seu próprio inferno. Sob fogo cerrado, sete soldados britânicos acabam se isolando do restante das tropas aliadas, e oficialmente são considerados "desaparecidos em ação". Agora, eles vão viver uma guerra muito particular, sem leis, sem planos, e sem nenhum comandante para quem prestar contas. Para estes sete homens, a Guerra será uma experiência inesquecível... mas apenas para quem conseguir sobreviver.



Direção
Colin Teague

Elenco
Billy Zane, Tommy Flanagan, Michael Madsen
<><><><><>

SEGUNDO PELOTÃO (Second Front-2004)

Segundo Pelotão (The Second Front)

País/Ano: Rússia / 2004
Direção: Dmitri Fiks
Elenco: Craig Sheffer, Todd Field, Lana Litwak, Ron Perlman

Sinopse: Em plena Segunda Guerra Mundial, Inglaterra, Alemanha e Rússia brigam para achar um cientista judeu que está desenvolvendo uma poderosa arma.
Os três países querem colocar as mãos no homem o quanto antes para que assim também possam dominar sua arma. Em meio a isso, um agente norte-americano aparece na caçada depois que agentes alemãs espertamente seqüestram o cientista.
Ao mesmo tempo, uma atriz russa e namorada do seqüestrado é forçada a trabalhar para a KGB e se junta ao agente dos EUA. A intriga internacional pode ganhar proporções bem maiores, e a missão pode ser fatal para todo o mundo caso o resgate não dê certo.
<><><><><>


JOHNNY AND the BOMB - Johnny e a Bomba - (2006) - nova série da BBC



Johnny and the Bomb (Johnny e a Bomba)

Uma nova série de TV, produzida pela BBC, prevista para lançamento em 2006.
Explora o universo fantástico (viagem no tempo, no estilo de "De volta para o futuro"), quando um grupo de garotos viaja à época da Segunda Guerra Mundial, durante o bombardeio de uma pequena cidade da Inglaterra.Baseada na obra de Terry Pratchett, vai ter muitos efeitos especiais.
Mais informações no site oficial.

CINEMA EUROPEU - Produções sobre a Segunda Guerra


Alguns países da Europa são sempre esquecidos quando se trata de divulgar filmes sobre a Segunda Guerra. Vamos reverenciar essas produções

A Pequena Loja da Rua Principal (1965) - OBCHOD NA KORZE (Tchecoslováquia)Com uma imensa edição de trabalho de câmara, ganhou Oscar de Melhor filme Estrangeiro.
Um inepto camponês theco divide-se entre a ganância e a culpa quando um chefe da base nazista de sua cidade o nomeia "Supervisor Ariano" de uma loja de botões de uma idosa viúva judia. Humor e tragédia fundem-se na sarcástica exploração da cordialidade de um homem comprometido com o horror do regima totalitário.
Direção: Ján Kadár e Elmar KlosDVD da Continental Home video, formatado para uso mundial.Áudio original em tcheco - legendas em português, inglês, espanhol.

Heróis da Resistência - Drengene Fra Sankt Petri (Dinarmarca)
Verão de 1942. A Dinamarca está sob a ocupação dos alemães. Com os constantes pedidos do governo para que a população coopere com o governo nazista, a resistência da população se resume apenas aos pensamentos que se expressam somente atrás das portas fechadas.Porém um grupo de estudantes da universidade local se recusa a aceitar essa situação.
Em VHS: Europa Home Video

Árvores Nuas - 1995 - Dinamrca. Direção Morten Henriksen.

Tali-Ihantala - 1944 (Finlândia)
Este filme finlandês encontrava-se em produção (em julho/2005), inicialmente previsto para lançamento em 2005. É a história da Batalha de Tali-Ihantala, travada na Segunda Guerra Mundial, de 25 de junho a 9 de julho de 1944, entre a Finlândia e a União Soviética.

Viagem do coração - Título original: Bon Voyage - AUDIO: Francês (5.1 Dolby Digital)
LEGENDAS: Português, Inglês e Espanhol
GÊNERO: Cinema Europeu
ANO DE PRODUÇÃO: 2004
ESTUDIO: Columbia.
DURAÇÃO: 115 Minutos
Um espião nazista, uma linda estudante e a amante de um político têm suas vidas entrelaçadas quando alguns refugiados franceses tentam escapar da ocupação alemã. Saiba mais

O Casamento de Maria Braun - Título original: Die Ehe Der Maria BraunEm plena 2a. Guerra, entre as bombas que caem a seu redor, Maria (Hanna Schygulla) se casa com Hermann (Klaus Lowitsch), um soldado alemão. Após um dia de lua-de-mel, ele retorna à frente russa e Maria inicia sua vigilia diária na estação de trens, esperando uma notícia de seu marido. Quando chega a notícia de seu desaparecimento, ela se recusa a aceitar o fato. Ao invés disso, coloca uma roupa sensual e vai trabalhar em um bar onde conhece Bill, um soldado americano negro com quem inicia uma relação. Porém, como Maria acreditava, Hermann reaparece.Saiba mais

Adeus, Meninos - Au Revoir les Enfants, 1987
Direção, roteiro e produção de Louis Malle.
Esse é uma das obras primas do cinema. Vi esse filme e o revi várias vezes. Pena que não há em DVD.Fala de dois garotos na segunda guerra mundial. Um deles é judeu e foge na escola da perseguição da Gestapo. É mais um daqueles filmes em que o final tira lágrimas de uma rocha. (por Alfredo André)

Eu recomendaria também a obra do italiano Roberto Rosselini, que é a trilogia "Roma, Cidade Aberta" (1945), "Paisá"(1946) e "Alemanha Ano Zero" (1947).
Dos três, o único que nunca vi em DVD é o último. O mais legal desses filmes é que, por serem da escola neo-realista, os atores são quase sempre amadores e muitas vezes as pessoas que fazem o papel de aldeões são de fato aldeões que viveram a ocupação nazista.
Em "Roma, Cidade Aberta" os soldados alemães que aparecem em algumas cenas são de fato soldados alemães de verdade, sejam filmados escondidos durante a ocupação, ou então prisioneiros que a pedido da produção voltaram a usar o uniforme para a realização de determinada cena. "Roma Cidade Aberta" conta a história de um grupo de resistentes de Roma e sua perseguição pela Gestapo;
"Paisá" reúne uma série de contos roteirizados por vários cineastas italianos (se me lembo bem, até o Fellini escreveu um epísódio) sobre a resistência e a relação entre a população italiana e seus libertadores; e "Alemanha Ano Zero" se passa na destroçada Berlim e conta a história de um menino que se vê na dúvida de envenenar ou não o pai doente, para cortar gastos. (por PC)


<><><><><>


Livro Negro (Black Book - Zwartboek)


Black Book - Zwartboek

Vem aí esta nova produção ambientada na Segunda Guerra. Conta a história da cantora judia Rachel. Ela escapa de um massacre nazista ao tentar fugir para o sul da Holanda. No outono de 1944, junta-se ao movimento de resistência holandês com o codinome "Ellis".Para tentar conseguir seus objetivos na resistência, pinta os cabelos de louro e seduz um oficial nazista. No final terá de enfrentar as conseqüências pois é traída por alguém de dentro do movimento.

Contudo, falsamente denunciada como traidora e revoltada por ter sido enganada, ela se esforça ao máximo para descobrir quem armou o plano para acabar com sua carreira. Com orçamento de 20 milhões de dólares, o longa terá personagens alemães, ingleses e holandeses, falando em suas respectivas línguas nativas.

Intitulado em inglês "Black Book", o filme será realizado numa co-produção entre Holanda, Alemanha e Reino Unido. O diretor, famoso cineasta holandês Paul Verhoeven já dirigiu "Instinto Selvagem" e "Tropas Estelares".
Cast:Carice van Houten - Christian Berkel - Thom Hoffman - Hans Kesting - Sebastian Koch - Halina Reijn

As filmagens de Black Book (ou Zwartboek, título original) estão acontecendo desde agosto, conforme o previsto. E segundo o site Dark Horizons, Paul Verhoeven conseguiu recentemente permissão para explodir uma fazenda construída antes da Segunda Guerra, em Hardenberg, pequena cidade holandesa. A propósito: várias fotos dos sets podem ser encontradas
neste site, onde é possível ver os atores, cenários e veículos utilizados na produção.(cinemaemcena)
A mais recente informação (de 02/janeiro/2006) é que este filme entrou em fase de pós-produção. Vejam o
site oficial.
<><><><><>

Irmãos de Guerra (Edelweiss Pirates - 2004)

Edelweiss Pirates (2004)
(Alemanha / Suíça / Holanda / Luxemburgo)

Uma história polêmica. Alguns vêm os personagens como um bando de garotos rebeldes. Outros, como heróis que desafiaram o nazismo.

Primavera de 1945.
Os americanos marcham pela Europa. Um grupo de prisioneiros está alinhado. Na última hora, o superintendente Kuetter tenta ordenar sua execução, mas todas as linhas telefônicas estão inoperantes.
Assim, os prisioneiros sobrevivem. Um deles é Karl, um garoto de 17 anos.
Um ano e meio antes, sua vida era tão normal quanto poderia ser a vida de um jovem num país em guerra.
Sua mãe estava morta, seu pai estava no front e ele vivia com o irmão Peter, que integrava a Juventude Hitlerista. Karl, ao contrário, militava na Edelweiss Pirates, um grupo antinazista, inimigo visceral da gangue do irmão.
Ocorre uma reviravolta quando Karl e seus amigos encontram um fugitivo chamado Hans, que é perito em bombas e convence os garotos a ajudá-lo num arriscado atentado ao quartel-general da Gestapo.
<><><><><>

Closing the Ring


Richard Attenborough está neste momento preparando a sua 12ª película.O filme chama-se "Closing the Ring," e foi escrito por Peter Woodward.
O script foi inspirado nos fatos históricos da existência de uma base aérea americana na Irlanda do Norte durante a 2ª Guerra Mundial."
Este será o maior projeto de cinema alguma vez filmado aqui", afirmou Richard. No elenco está já confirmada a participação de Shirley MacLaine e Gene Hackman.

Faltam agora os atores jovens para atrair o "outro" público. O filme circula em volta da queda de um B-17 e da morte do seu piloto (1942). Antes de falecer, o piloto oferece a um habitante do local o anel para este o devolver à sua mulher . Meio século depois, um outro homem descobre o anel e decide ir aos EUA cumprir a promessa.
<><><><><>

Everything is Illuminated

Este filme conta a história de Jonathan (Elijah Wood), um jovem judeu americano, que quer encontrar a mulher que salvou o seu avô durante a Segunda Guerra Mundial, numa pequena vila ucraniana arrasada pelos Nazis.

Assim empreende a sua viagem pela Ucrânia, acompanhado pelo avô atormentado pelas memórias da guerra, do seu cão Sammy Davis e por um tradutor ucraniano com péssimo inglês, Alex.Realizado por: Liev SchreiberElenco: Elijah Wood, Eugene Hutz, Boris Leskin

O filme tem recebido boas críticas não só ao trabalho de Schreiber como à interpretação de Elijah Wood que tenta a todo o custo “divorciar-se” da imagem de Frodo deixada pela saga “LOTR”.

Para saber mais ou ver o trailer deste filme, você pode ver o site oficial .
<><><><><>

The Great Raid (2005)

Com James Franco, Benjamin Bratt , Joseph Fiennes, Connie Nielsen, Mark Consuelos.
Esta é a história real da invasão sob o comando do Coronel Henry Muccis, durante a Segunda Guerra Mundial, em um notório campo de morte japonês nas Filipinas. O comando secreto foi ordenado pelo General Douglas MacArthur para libertar 500 prisioneiros de guerra que estavam morrendo à míngua no campo.

O filme é baseado em "The Great Raid" deWilliam Breuer e "Ghost Soldiers" (Soldados Fantasmas) de Hampton Sides

Assisti "The Great Raid" e gostei muito.
Prende a atenção do começo ao fim.
A história é narrada por um dos participantes, com cenas de arquivo no início, e isso ajuda a compreender a guerra no Pacífico desde sua origem, contextualizando o campo de prisioneiros.

Interessante também é vermos que havia uma resistência civil nas Filipinas - que atuava junto com os Aliados, informando e fornecendo remédios escondidos aos prisioneiros, famintos, doentes, com malária, etc., conseguidos a peso do "ouro-verde" americano.Agora, é contundente na história a selvageria do tratamento dado pelos japoneses aos prisioneiros e aos civis também. Cenas revoltantes. Mas, infelizmente sabemos que aconteciam de fato, no front do Pacífico.

E no filme, claro, em cores fortes, com uma boa pitada hollywoodiana.
<><><><><>

Três Vidas e um Destino (Head in Clouds-2004)

Um filme que mostra uma paixão avassaladora, a 2, a 3... mas até à metade é meio monótono, melhorando a partir da Guerra Civil da Espanha e culminando a ação na libertação de Paris (25/ago/1944), com algumas passagens interessantes.
O resto é um desfile de orgias da patricinha Charlize Theron encarnando a poderosa femme fatale Gilda, com direito a beijo na boca em Penélope Cruz.

Sinopse: Gilda Bessé (Charlize Theron) é uma fotógrafa boêmia, que vive em Paris em plenos anos 30. Ela divide seu apartamento com Mia (Penélope Cruz), uma refugiada espanhola, e Guy (Stuart Townsend), um professor irlandês. A proximidade cada vez maior da 2ª Guerra Mundial não faz com que Gilda altere seus hábitos.
Ela tenta a todo custo convencer seus amigos a não irem lutar contra o fascismo, mas ambos preferem seguir seu destino, só voltando a ter contato em plena Segunda Guerra Mundial.
<><><><><>

Assista na TV

Título: Imaginary Witness: Hollywood And The Holocaust
A máquina de criar sonhos retrata uma época de pesadelos.

Ano de Produção: 2004 - País de origem: EUA - Gênero: Documentário - Duração: 92 - Direção: Daniel Anker
Elenco: Gene Hackman, Steven Spielberg, Gene Reynolds, Norma Barzman, Michael Berenbaum, Robert Berger, Dan Curtis, Sidney Lumet.
Este documentário examina as complexas e diversas respostas de Hollywood aos horrores da Alemanha nazista, desde as ambíguas produções que estrearam na época do nazismo até filmes recentes como "A Lista de Schindler" e "O Pianista".

No canal HBO - 19:15 - Sex 27/1/2006
HBO 2 - 22:15 - Sex 27/1/2006
_______________________________________________________

Gray Matter - A verdade não pode ser enterrada.

Ano de Produção: 2004
País de origem: França/EUA
Gênero: Documentário
Duração: 59
Direção: Joe Berlinger

Em 2002, o cineasta Joe Berlinger foi a Viena à procura do médico nazista Heinrich Gross que teria assassinado na década de 40 setecentas crianças para usar partes de seus cérebros em experiências.Neste documentário, o diretor Joe Berlinger entrevista alguns sobreviventes da "clínica" e outras pessoas para tratar deste terrível e conhecido caso.

No Cinemax-DL 12:30 - Sáb 28/1/2006
Cinemax-DO 15:30 - Sáb 28/1/2006
Maxprime-DL 06:30 - Dom 19/2/2006
Maxprime-DO 09:30 - Dom 19/2/2006
_________________________________________________________
<><><><><>

Participação de soldados negros americanos na Segunda Guerra - Red Tails (2009



Red Tails (Caudas Vermelhas) - 2009


Este filme foi anunciado em out/2005 como um projeto da LucasFilm Ltd (de George Lucas), previsto anteriormente para lançamento em 2008, encontra-se em fase de pós-produção.
Confira aqui:



Red Tails (2009) - em pós-produção


A trama vai focalizar o esquadrão de pilotos negros que combateram na Segunda Guerra Mundial.
O título refere-se à cor das caudas dos aviões do esquadrão.

Estão previstas cenas empolgantes de batalhas aéreas, já que a empresa contratada para os efeitos especiais é a Industrial Light & Magic (ILM); claro, com o toque de George Lucas.
Existem pelo menos mais dois projetos que também pretendem abordar a participação dos negros na WWII: um de Morgan Freeman e outro de Denzel Washington.

Fonte: IMDb


Esse tema já foi explorado em um filme anterior denominado "Prova de Fogo", confira abaixo:

Prova de Fogo (The Tuskegee Airmen, EUA, 1995) Gênero : Drama/Guerra Duração : 106 min Exibido pela Band com o título de Asas da Glór...

Comunidade Orkut sobre filmes da 2a.Guerra


Venha participar da comunidade e interagir com um time de "cobras" no assunto!
<><><><><>

Clint Eastwood e a Segunda Guerra


Red Sun, Black Sand

Ao que parece, foi alterado o título de "Lamps Before the Wind" para Red Sun, Black Sand.

A DreamWorks e a Warner Bros. têm tido algumas dificuldades em cumprir o calendário de produção, tendo adiado mais uma vez a estréia de "Flags of Our Fathers" e de "Red Sun, Black Sand", ambos os projetos da autoria de Clint Eastwood.

Segundo a Variety, ambos os filmes relatam a história da batalha de Iwo Jima, um dos filmes com a perspectiva dos americanos e o outro com a perspectiva japonesa da mítica batalha que teve lugar no Inverno de 1945 e foi um ponto de virada na história da guerra no Pacífico.

Eastwood vai começar a filmar "Red Sun, Black Sand" em março deste ano e ainda está resolvendo problemas de logística e de autorizações do governo Japonês para filmar em Iwo Jima. Iris Yamashita, argumentista, está encarregada do argumento do filme, tendo Paul Haggis (argumentista e realizador de "Crash") como consultor. Haggis, é o responsável pelo argumento de "Flags of our Fathers".

Correm rumores de que Ken Watanabe ("Last Samurai", "Batman Begins") vai protagonizar "Red Sun, Black Sand". Estima-se que mais de sete mil americanos e 20 mil japoneses faleceram na ilha entre Fevereiro e Março de 1945. Este local faz parte de um arquipélago vulcânico que os EUA entregaram ao Japão em 1968 e tem sido local de culto de muitos dos familiares das vítimas, que consideram a ilha uma enorme campa – opondo-se a qualquer construção no local. Ao existirem dois filmes, será quase certo que nenhuma das facções poderá sentir-se prejudicada, sendo também curioso que ambos os lados entendam os diferentes lados do conflito. Porém há coisas em comum em ambos os roteiros. A batalha de Iwo Jima não foi, de todo, uma mera luta de armas, mas acima de tudo uma luta cultural. Serão assim analisadas as diferentes formas de encarar a pátria, a morte e a desonra.
Fonte: c7Cinema
<><><><><>