A Noite dos Generais (The Night of the Generals - 1967)

Filme raro - assista agora:

 


A Noite dos Generais
Suspense ambientado na Segunda Guerra Mundial, tendo como pano de fundo a conspiração que culminou no atentado a Adolf Hitler, em julho/1944.


Título Original: The Night of the Generals  


Gênero: Suspense

Tempo de Duração: 144 minutos

Ano de Lançamento (Inglaterra): 1967

Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Filmsonor S.A. / Horizon Pictures

Distribuição: Columbia Pictures Corporation Direção: Anatole Litvak

Elenco:
Peter O'Toole (General Tanz)
Omar Sharif (Major Grau)
Tom Courtenay (Kurt Hartmann)
Donald Pleasence (General Kahlenberg)
Joanna Pettet (Ulrike von Seydlitz-Gabler)
Philippe Noiret (Inspetor Morand)
Charles Gray (General von Seydlitz-Gabler)
Coral Browne (Eleanore von Seydlitz-Gabler)
John Gregson (Coronal Sandauer)
Nigel Stock (Sargento Otto Kopkie)
Christopher Plummer (Marechal Rommel)


Sinopse:

Durante a 2ª Guerra Mundial, uma prostituta é brutalmente assassinada em Varsóvia.
O major Grau (Omar Sharif), do exército de ocupação alemão, é encarregado do caso, pois a vítima é uma informante colaboracionista, mas ele possui apenas uma pista: uma testemunha viu que o criminoso usava o uniforme de um general alemão, apesar de não ter conseguido ver seu rosto.



Grau tem 3 generais suspeitos, que não tinham álibi para a noite do crime: Kahlenberge (Donald Pleasance), Von Seidlitz-Gabler (Charles Gray) e Tanz (Peter O'Toole). Subitamente, (e convenientemente) Grau é promovido a tenente-coronel, sendo transferido para Paris por indicação de Kahlenberge, mas ele percebe que era uma manobra para afastá-lo das investigações.


No entanto, dois anos depois, o destino o reúne com os três suspeitos em Paris, um pouco antes do Dia D, à época em que oficiais do exército alemão conspiravam contra o Führer.Novamente acontece um crime envolvendo uma prostituta, com as características anteriores, e ele resolve reabrir o caso,sendo desta vez ajudado pelo inspetor Morand (Philippe Noiret), da polícia francesa, um simpatizante da Resistência, com quem faz uma aliança.
















O coronel Grau consegue decifrar o enigma dos assassinatos justamente no dia do atentado a Hitler, 20 de julho/44, mas a agitação do dia interfere nos acontecimentos, e a trama só vai-se definir anos após a guerra, com um final impactante.
Curiosidades:
O filme baseia-se no romance de mesmo título, de Hans Hellmut Kirst, mas houve algumas modificações na trama.
- Além dos ótimos Omar Sharif e Tom Courtenay (hoje Sir Courtenay, um decano ator condecorado pela Rainha), a performance de Peter O'Toole (um dos concorrentes ao Oscar deste ano) é impecável, no papel do fanático general da SS, um nazista daqueles, impressionantes. - Esta é a 2ª das 5 vezes em que os atores Peter O'Toole e Omar Sharif atuaram juntos. As demais foram Lawrence da Arábia (1962), The Rainbow Thief (1990), As Viagens de Gulliver (1996) e Gilgamesh (2004).

MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****





Prova de Fogo (The Tuskegee Airmen - 1995)

Prova de Fogo
(The Tuskegee Airmen, EUA, 1995)

Gênero: Drama/Guerra

Duração: 106 min
Exibido pela Band com o título de Asas da Glória

"Novembro de 1944. Um Piloto de P-51 Mustang localiza uma fila de Messerschimitt BF-109 indo em direção a um bombardeiro B-24 Liberator avariado.

O piloto, o Tenente norte-americano Wheaters, alija os tanques de combustível de seu avião e lança-se contra a formação alemã. Sua missão é proteger o bombardeiro aliado. Dispara contra os caças nazistas uma rajada de metralhadora. 50, sobe rapidamente e mergulha outra vez. Subitamente, Wheaters escuta pelo rádio: “estou logo atrás de você!”.

Ele olha rapidamente para trás e tudo o que vê é o canhão do nariz de um BF-109 pronto pra disparar. Wheaters vai ser abatido. Com um rápido reflexo ele baixa os flaps do P-51. O avião reduz bruscamente a velocidade.

A manobra faz o P-51 trocar de lugar com o inimigo. Wheaters está agora atrás do BF-109. Ele dispara uma breve rajada e obtém sua segunda vitória em combate. Wheaters poderia ir atrás de outros oponentes. Mas a voz do comandante ecoa em sua mente como um alerta: “seu trabalho é proteger os bombardeiros e não colecionar vitórias para sua gloria pessoal”. Ele, então retorna a missão de escolta.

Duas características distinguiam esse piloto da maioria dos seus pares. Ele tinha qualidades incomuns de caçador. E era negro.

Wheaters pertencia ao 332º Grupo de Caça da USAAF, composto exclusivamente de pilotos negros. “Os caudas vermelhas” , como ficaram conhecidos devido à pintura característica de seus aviões, lutaram não somente contra o nazismo durante a II guerra, como também contra o preconceito racial americano.

O filme - Prova de Fogo - focaliza esse grupo de soldados afro-americanos que começa a treinar no Alabama com o intuito de provar que são capazes de defender o país contra os alemães, mas terão de encarar a luta em duas frentes: na batalha propriamente dita e contra o preconceito nas Forças Armadas.

Diretor: Robert Markowitz
Roteiristas: Robert Williams, T.S. Cook, Paris Qualles, Trey Ellis, Ron Hutchinson
Elenco:Laurence Fishburne, Allen Payne, Malcolm-Jamal Warner, Courtney B. Vance, Andre Braugher, Christopher McDonald, Daniel Hugh Kelly, John Lithgow, Cuba Gooding Jr., Mekhi Phifer, Christopher Bevins, Eddie Braun, Max Daniels, Jack Dwyer, James Field, Vivica A. Fox, Bennet Guillory, David Harrod, Brett A. Jones, Johnny Judkins, Tim Kelleher, Doug Kruse, Ed Lauter, Barry Lehman, Janet MacLachlan, Allen McCormick, Willie Minor, Perry Moore, Rosemary Murphy, Marco Perella, David Pickens, William Earl Ray, Rick Snyder, Allen R. Stokes, Ned Vaughn

Produtores: Carol Bahoric, Bill Carraro, Frank Price, Robert Williams

Curiosidades:

>> Em 1940, o presidente Franklin D. Roosevelt ordenou a criação de uma unidade aérea só de negros. Nascia assim o famoso 99º Esquadrão de Caça da USAAF.
A base de treinamento para a nova unidade foi instalada numa região isolada: a cidade de Tuskegee, no Alabama. Ali funcionava um centro de treinamento para pilotos civis no Tuskegee Institute, onde foram recrutados os instrutores.
O treinamento começou na primavera de 1941 e o progresso foi lento. Em 2 de setembro de 1941 o então Capitão Benjamim O. Davis Jr. Tornou-se o primeiro oficial negro do exercito dos EUA a solar um avião. Dos 13 primeiros alunos de Tuskegee, o capitão Davis e mais quatro pilotos ganharam suas asas em março de 1942.
A instrução primaria era feita normalmente no biplano Stearman PT 17 fora da cidade de Tuskegee. O treino básico acontecia no Vultee BT 13A e o avançado no AT-6, ambos em Tuskegee e ministrado por instrutores brancos.
Os treinos de tiro real eram feitos na base aérea do exercito de Eglin, Florida, com aviões AT-6. depois da formatura em Tuskegee e já familiarizado com o Curtiss P-40, os Pilotos recebiam instruções de voo acrobático e em formação em Selfridge Field, Michigan.

>> Por sua interpretação em Prova de fogo, Laurence Fishburne recebeu o Prêmio Screen Actors Guild para Melhor Ator numa Minissérie ou Filme para Televisão

>> Sobre o EsquadrãoTuskegee Airmen, vejamos o que disse o General Ronald R. Fogleman, Chefe do Estado-Maior, Força Aérea dos Estados Unidos:

"O Ten Gen Benjamin O. Davis, Jr., sofreu cerca de 4 anos de brutal isolamento em West Point por causa do preconceito dos cadetes contra os afro-americanos. Mas ele perseverou e obteve sua patente.

Ao ingressar no serviço ativo, enfrentou diversas formas de preconceito, mas a oportunidade de servir seu país não lhe seria negada. Buscou com denodo a oportunidade de voar e chefiou o núcleo inicial dos Tuskegee Airmen no treinamento de vôo, em 1941.

Em seguida, comandou o primeiro esquadrão de caça dos Estados Unidos em combate na Segunda Guerra Mundial inteiramente composto por negros, ajudando a provar falsos os mitos da incapacidade dos negros para voar e combater.

Depois disso, o General Davis liderou o primeiro grupo de caça inteiramente composto por negros na Europa, distinguindo-se grandemente. Seu 332o Grupo de Caça não perdeu um único bombardeiro em 200 missões de escolta. O Grupo recebeu, além disso, uma Citação de Unidade Emérita por uma missão de escolta a Berlim, de 1600 milhas, que resultou na derrubada de 3 jatos Me-262, em março de 1945.

Em última análise, o General Davis teve uma longa e ilustre carreira militar durante a qual desempenhou um papel central na integração bem sucedida dos afro-americanos na nossa Força Aérea. Podemos aprender muito com sua perseverança extraordinária e com sua disposição de subordinar os interesses pessoais ao serviço de seu país, mesmo nas circunstâncias mais adversas. "

Enfim: os aviadores negros foram tão meticulosamente treinados e cobrados que acabaram se tornando uma das melhores (talvez a melhor) equipes aéreas americanas na guerra. E, no entanto, ironicamente, apesar de soldados notáveis e heróicos, se estivessem no mesmo trem com prisioneiros alemães (brancos) teriam de ceder seus lugares a eles - um absurdo deplorável...

Esse episódio da guerra está sendo abordado em novo filme  - o "Red Tails" (Caudas Vermelhas). Confira aqui Red Tails (2012).


Fontes: IMDb - Epipoca - Air & Space Power


MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

O Expresso de von Ryan



O Expresso de Von Ryan

Atores:
Frank Sinatra, Trevor Howard, Raffaella Carrà, Brad Dexter, James Brolin, Sergio Fantoni, Edward Mulhare, John Leyton, Wolfgang Preiss

Direção: Mark Robson :

Sinopse: À medida que os Aliados começam a empurrar os nazistas de volta à Alemanha, o piloto americano de combate, Coronel Joseph Ryan (Sinatra) é atacado, feito prisioneiro e levado para um campo de prisioneiros na Itália.

Inicialmente, ele está mais preocupado em sobreviver do que em escapar; afinal, a guerra está se definindo, é apenas questão de tempo, e o que os prisioneiros precisam é apenas aguardar o final para serem libertados; Ryan acabando por receber um apelido insultante: "Von Ryan".

Mas com o tempo, Ryan assume a posição de comando do oficial britânico (Trevor Howard) e elabora uma ousada fuga para a liberdade.

Seus planos incluem tomar um trem e conduzi-lo atravessando a Itália em direção à Suíça, sob feroz perseguição nazista.


Portanto, este é um filme de ação explosiva, com perseguições arrepiante e espetacular cenário doa alpes italianos, elementos que dão a essa aventura indicada ao Oscar® uma dimensão toda especial até o último instante!

Os Deuses Vencidos (The Young Lions - 1958)

Os Deuses Vencidos
Título Original: The Young Lions

Tempo de Duração: 167 minutos

Ano de Lançamento (EUA): 1958

Estúdio: 20th Century Fox

Em 1958, quando as brasas ainda ardiam sob as cinzas da Segunda Guerra, houve protestos por Marlon Brando representar um alemão "humano", vivendo as profundas contradições e a complexidade de um homem decente que acaba se tornando um oficial nazista.

Os Deuses Vencidos conta a história da 2ª Guerra Mundial do ponto de vista de ambos os lados (americano e alemão).

O lado americano é representado por Montgomery Clift e Dean Martin.






E o alemão, tragicamente intenso, apresentado por Brando.

Baseado na obra de Irwin Shaw.


No início do filme, em 1937, o jovem alemão Christian Diestl (Brando), um instrutor de esqui, sente-se atraído por uma moça americana, mas esta se retrai ao perceber que ele sinceramente acredita nas boas intenções de Hitler.

Com a queda da França, em 1940, toda a Europa se curva ante o invasor nazista e Christian se torna um oficial.




Pelo lado americano, Michael Whiteacre (Dean Martin), um astro da Broadway, e o jovem judeu Noah Ackerman (Montgomery Clift) se engajam na luta, tornando-se amigos.


Também atua no filme o consagrado ator austríaco Maximilian Schell, que viria a receber o Oscar por interpretar o advogado de defesa dos nazistas em Julgamento em Nuremberg.


Em uma superprodução, com quase 3 horas de duração, a ação do filme corre em tramas paralelas, mostrando ambos os lados, seus conflitos humanos e contradições, com os personagens tendo os destinos cruzados, no trágico cenário.

O oficial alemão acaba por compreender toda a vasta extensão da barbárie contra a humanidade - a qual ele ajudou a cometer.
Premiações:

- Recebeu 3 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Som, Melhor Fotografia - Preto e Branco e Melhor Trilha Sonora.

- Recebeu 2 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme e Melhor Ator Estrangeiro (Marlon Brando).

Fontes: cinemaemcena - adorocinema - IMDb - submarino

 MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

O Mais Longo dos Dias

O Mais Longo dos Dias

Título Original: The Longest Day
Duração: 178 minutos
Cor: Preto & Branco

País de Origem: EUA
Direção:Ken Annakin, Andrew Marton, Gerd Oswald, Bernhard Wicki, Darryl F. Zanuck,
Como Adquirir




Sinopse: em 6 de junho de 1944, a Invasão Aliada - Operação Overlord - marcou o início do fim da dominação nazista na Europa. O ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu. Apresentado em sua versão original em preto & branco, O Mais Longo dos Dias é uma reconstituição vivida, momento a momento, deste evento histórico. Apresentando um elenco de astros internacionais, e narrado do ponto de vista de ambos os lados, é um olhar fascinante que presencia os enormes preparativos, os erros e acontecimentos inesperados que determinaram o resultado de uma das maiores batalhas da História. Vencedor de dois Oscar® (Efeitos Especiais e Fotografia), O Mais Longo dos Dias está entre os verdadeiros grandes filmes de guerra de Hollywood.

Elenco: John Wayne, Robert Mitchum, Henry Fonda, Robert Ryan, Rod Steiger, Richard Todd, Richard Burton, Robert Wagner, Mel Ferrer, Jeffrey Hunter, Paul Anka, Sal Mino


Comentários e Curiosidades:

O Marechal de Campo alemão Erwin Rommel, responsável pela defesa do Atlântico Norte, na Segunda Guerra Mundial, disse que, quando acontecesse a invasão dos Aliados na Europa continental, aquele seria "o mais longo dos dias".
Rommel estava certo. Ele próprio encontrava-se em visita à família na Alemanha, a centenas de quilômetros de distância de seu QG francês, onde só conseguiu chegar ao entardecer, mais ou menos na hora em que Hitler acordava, pois seus Generais temiam enfurecê-lo se interrompessem seu sono.
Naquele momento várias cabeças-de-ponte já estavam estabelecidas nas praias da Normandia.
Nessa histórica madrugada de 6 de junho de 1944 começara a invasão aliada à França, chamada operação Overlord. A data foi batizada de "Dia D", e o ataque envolveu 3.000.000 homens, 11.000 aeronaves e 4.000 navios, que compunham a maior armada que o mundo já viu, na mais espetacular operação de guerra da História.
Se comparado a outros filmes que abordam o mesmo tema, como O Resgate do Soldado Ryan, o Mais Longo dos Dias não impressiona pela carnificina gerada na realidade, mas trata-se de uma narrativa didática, eficiente, e que nunca nos cansamos de assistir, apesar da longa duração.
No final, ainda fica um sabor de "quero mais".

Fontes: 2001Video - Submarino - IMDb