Jogos Proibidos (Jeux Interdits - 1952)


Jeux interdits (pt: Brincadeiras Proibidas; br: Brinquedo Proibido ou Jogos Proibidos) é um filme francês de 1952, do gênero drama de guerra, dirigido por René Clément e com roteiro escrito por Pierre Bost e Jean Aurenche.

Em junho de 1940, durante a ocupação nazista, um comboio civil é metralhado. Paulette, uma menina de cinco anos, fica órfã e começa a vagar pelo campo, levando nos braços o corpo de seu cachorro. Ela encontra uma fazenda, onde é acolhida, e conhece Michel, um garoto de dez anos. Juntos eles enterram o cachorro.

As crianças tornam-se grandes amigos, e o filme segue em sua tentativa de assimilar as mortes que enfrentam e os rituais religiosos que cercam essas mortes, através da construção de um cemitério para todos os tipos de animais.

Elenco:
Georges Poujouly.... Michel Dollé
Brigitte Fossey.... Paulette
Amédée.... Francis Gouard
Laurence Badie.... Berthe Dollé
Suzanne Courtal.... Madame Dollé
Lucien Hubert.... Dollé
Jacques Marin.... Georges Dollé
Pierre Merovée.... Raymond Dollé
Louis Saintève.... padre

Prêmios:
Oscar de melhor filme estrangeiro em 1953 (prêmio honorário).
Leão de Ouro de melhor filme no Festival de Veneza em 1952.
Melhor filme estrangeiro no Círculo dos Críticos de Cinema de Nova Iorque em 1952.
BAFTA de melhor filme em 1954
Prêmio Bodil de 1954 na categoria de melhor filme europeu.

Canções Proibidas (Zakazane Piosenki - 1947)

Canções Proibidas (Zakazane Piosenki - 1947)

Zakazane Piosenki (tradução literal = Canções Proibidas) é um filme polonês.

 Rodado em 1946 nas ruínas de Varsóvia, foi lançado em 8 de janeiro de 1947.

Filmes rodados nessa época são particularmente interessantes pois nos remetem à atmosfera ainda reinante, nos cenários originais das sagas ali vividas.

Contado em forma de flashbacks, o filme relata a história dos habitantes de Varsóvia na luta pelo controle da cidade durante a Segunda Guerra Mundial.

A primeira metade é composta de várias vinhetas divertidas ou pungentes apresentando uma canção. A segunda é mais um filme de guerra tradicional, embora o ritmo às vezes caia como se os cineastas estavivessem tentando esticá-lo para 100 minutos.

 A qualidade é muito boa e lembra muito o clássico cinema polonês pré-Segunda Guerra Mundial - comédias com atores de personagens e diálogos rápidos. O filme também é interessante na medida em que é quase totalmente desprovido da propaganda pró-soviética, que mais tarde iria dominar todos os filmes de guerra poloneses.

Diretor: Leonard Buczkowski

Roteiro: Jan Fethke, Ludwik Starski

Elenco: Danuta Szaflarska, Janina Ordezanka and Jerzy Duszynski