Conselho dos Deuses (Der Rat der Götter (1950)


Um filme raro, alemão, realizado em 1950, sobre um dos julgamentos em Nuremberg. 

Com base na obra do autor americano Richard Sasuly e registros do Tribunal de Nuremberg, Conselho dos Deuses é uma história sobre a colaboração entre empresas internacionais e cientistas nazistas cuja pesquisa contribuiu para a morte de milhões de pessoas.  

Dirigido e produzido por Kurt Maetzig,  baseia-se em histórias verídicas e enfoca os problemas morais e éticos das grandes corporações internacionais que trabalharam com os cientistas nazistas e fizeram fortunas incalculáveis com as suas pesquisas. 

Com música de Hanns Eisler, som eletrônico por Oskar Sala (Hitchcock, Os Pássaros) e um roteiro de Friedrich Wolf, o filme é poderoso em sua descrição dos dilemas morais e lições da guerra, bem como da propaganda da Guerra Fria. 

Uma visão dolorosa da guerra e um pedaço da propaganda da nova República Democrática Alemã. 



De pé diante dos juízes nos julgamentos de Nuremberg, o químico Dr. Hans Scholz  tem que enfrentar a verdade de que ele fechava os olhos para o fato de o veneno produzido em sua fábrica ser usado na morte de milhões de pessoas nas câmaras de gás dos campos de concentração, o que, em parte, o torna responsável pelas atrocidades cometidas.

Este é um filme diferente e complexo que espelha o comportamento da humanidade através do tempo. Documento histórico indispensável. 

Roteiro: Philipp Gecht, Friedrich Wolf
Diretor: Kurt Maetzig
Elenco: Paul Bildt, Fritz Tillmann, Willy A. Kleinau, Hans-Georg Rudolph
País: Alemanha

 MEGALISTA de filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

*****

 



Nenhum comentário: